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Como solicitar minha certidão

As certidões de imóveis podem ser solicitadas pessoalmente no cartório, com pagamento direto no balcão de atendimento.

Estando o imóvel matriculado e não havendo ocorrência (ex. prenotação vigente), a certidão é expedida de 10 a 15 minutos.

Nas hipóteses de pedido de certidão de transcrição, propriedade/negativa de propriedade, ou ainda, de filiação, a certidão fica pronta em cinco dias úteis.

Contudo, as certidões também podem ser solicitadas, via internet, acessando o site www.registradores.org.br seguindo as instruções do site.

O Pedido de Certidão em Papel pode ser solicitado apenas para os dezoito Cartórios de Registro de Imóveis de São Paulo - Capital.

Como solicitar:

O pedido de certidão em papel pode ser solicitado por:

  • Certidão de Matrícula
  • Certidão de Transcrição
  • Certidão Vintenária
  • Propriedade/Negativa de Propriedade
  • Pacto Antenupcial

No caso de não ter o número da matrícula é possível pelo próprio site a solicitação do pedido de certidão pelo endereço do imóvel, acessando no lado esquerdo do site www.registradores.org.br:

  • “pedido de certidão”
  • “certidão em papel”

Ou acessando:

https://www.registradores.org.br/PedidosCertidao/frmPedidosCertidao.aspx?from=menu

  • Entrar com login e senha (cadastro)
  • Selecionar tipo de certidão: “propriedade/negativa de propriedade”
  • No tipo de pesquisa: “endereço do imóvel”

Para ter uma visão completa da situação jurídica do imóvel, também é possível acessar o site www.registradores.org.br e solicitar uma certidão digital da matrícula.

Obs.: Os emolumentos cobrados quando da expedição de uma certidão acham-se disciplinados pela Lei Estadual n. 11.331/2002 cuja tabela poderá ser visualizada no site da Arisp (www.arisp.com.br).

Verificar no site acima mencionado os valores cobrados para prestação do serviço online, conforme a modalidade de certidão solicitada.